13 de abril de 2019

Ministra Damares Alves entrega equipamentos a Conselhos Tutelares em Sergipe e defende pacto pela Infância


Cumprindo agenda em Sergipe para a entrega de kits com equipamentos e veículos a Conselhos Tutelares de 22 municípios neste sábado, 13 de abril, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, defendeu um ‘pacto pela infância’. Acompanhada pela secretária Nacional da Criança e do Adolescente, Petrúcia de Melo Andrade, a ministra foi recepcionada pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Couto. Na Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), o governador Belivaldo Chagas, a vice-governadora Eliane Aquino, prefeitos e conselheiros tutelares aguardavam a ministra para a solenidade de entrega dos equipamentos.

Os kits de equipagem foram entregues a 22 municípios, sendo cada um deles composto de cinco computadores, uma impressora, um bebedouro, um refrigerador e u veículo, todos adquiridos com recurso de emenda parlamentar. Foram contemplados os municípios de Indiaroba e Socorro, Amparo do São Francisco, Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Carmópolis, Cristinápolis, Estância, Itaporanga, Laranjeiras, Maruim, Monte Alegre, Neópolis, Aparecida, N. Sra das Dores, Pacatuba, Pinhão, Pirambu, Poço Redondo, Poço Verde, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, São Domingos, Simão Dias e Tomar do Geru.

O governador Belivaldo Chagas ressaltou a importância dos equipamentos para o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e da somação de esforços entre os entes federados. “A gente fica feliz, porque com condições de trabalho, os Conselhos Tutelares automaticamente vão desempenhar melhor suas funções, percorrendo os municípios onde estão instalados, fazendo com que se identifique de forma mais rápida os problemas relacionados à criança e ao adolescente. Então, a vinda da ministra para entregar esses equipamentos e para conhecer mais de perto a realidade de Sergipe, ajuda a fortalecer o nosso governo. Estamos de braços abertos pra receber o apoio do governo Federal e fazer essa parceria, porque nenhum ente consegue resolver sozinho. Portanto, vamos todos juntos, unidos, para defender a criança e o adolescente”, pontuou o governador.

Segundo a ministra Damares Alves, crianças e adolescentes estão sob risco no país. “Nós queremos fazer no Brasil um pacto pela infância. Temos indicativos que informam que é abusada uma em cada três meninas, no Brasil. Dessa forma, a gente vem com uma proposta de construir uma nação sem abuso e sem exploração sexual. A gente quer fazer uma parceria com Sergipe, um estado que recebe tantos turistas. Vamos fazer esse enfrentamento com coragem para proteger as nossas crianças e adolescentes”, defendeu a ministra. Ela também afirmou que o Ministério pretende continuar investindo nos Conselhos Tutelares e na capacitação dos seus conselheiros, bem como lançar projetos voltados para o combate à violência contra a mulher e para pessoas com deficiência.

De acordo com a vice-governadora Eliane Aquino, para a defesa da Infância, o fortalecimento dos conselhos tutelares e do controle social é imprescindível. “A estruturação dos conselhos tutelares é muito importante para a defesa dos direitos da crianças e adolescentes. É papel do governo federal criar as políticas que descem para os estados e municípios. E as pessoas que estão lá na ponta são fundamentais para a construção dessas políticas públicas. No Brasil, demoramos muito para trazer a população para discutir as políticas públicas, e foi exatamente através desse sistema de controle social que a democracia nos deu. Reafirmamos sempre o nosso compromisso com essa defesa”, afirmou Eliane.

|Fotos: Vanessa Passos.